Um cavalo teria morrido no set de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder segundo a Entertainment Weekly.
“Estamos profundamente tristes em confirmar que um cavalo de produção morreu em 21 de março. O incidente ocorreu pela manhã, enquanto o cavalo estava sendo exercitado antes dos ensaios. O treinador não estava fantasiado e as filmagens ainda não haviam começado. Um veterinário e um representante da American Humane Association estavam presentes no momento”, disse um porta-voz da Amazon Studios.
Uma necrópsia realizada de forma independente constatou que o cavalo morreu devido a insuficiência cardíaca.
Fontes próximas à produção dizem que o cavalo em questão não apresentou problemas de saúde antes do dia e estava parado com cerca de 20 outros cavalos quando morreu.
Os cavalos utilizados pela produção no dia 21 pertencem a Devil’s Horsemen, principal fornecedor europeu de cavalos para a indústria cinematográfica. Pertencente à família Naprous, a Devil’s Horsemen já forneceu equinos para produções como Game of Thrones, The Crown, Wonder Woman e Transformers: The Last Knight.
Lisa Lange, vice-presidente sênior da PETA, comentou sobre o incidente à Variety:
“Parece que viver no subsolo com os orcs é normal para os produtores de Os Anéis de Poder, porque eles têm a opção de usar CGI, equipamentos mecânicos e outros métodos humanos que não levariam cavalos vulneráveis à morte. A PETA está convocando os criadores do programa – e todos os outros produtores – para uma missão: não usar cavalos de verdade na série. Se eles não podem evitar a exploração de animais para sua arte, devem encontrar um novo meio, porque ninguém quer ver um derivado para a TV com o tema tormento.”
Não é a primeira vez que a HBO enfrenta problemas com a utilização de equinos em suas produções. Luck (2011), série de corrida de cavalos com Dustin Hoffman e Nick Nolte teve que ser cancelada depois que três cavalos morreram durante a produção.
Além disso, A Idade Dourada (The Gilded Age, 2022), outra série da HBO, foi criticada pelo PETA depois que fontes alegaram que um cavalo com várias condições pré-existentes morreu durante a produção após sofrer um traumatismo craniano. Um relatório veterinário preliminar descobriu que o cavalo morreu devido a causas naturais segundo um comunicado divulgado na época.