Crítica: One Punch Man – 1ª Temporada

One Punch Man é leve, blasé, engraçado e massavéio na medida certa

4/5
Oz
Data de publicação.
27/01/2023
3 min
Este conteúdo está sujeito à opinião do autor.
Opinião
Contém Spoiler

One Punch Man (One Punch Man: Wanpanman) é um anime produzido pela Madhouse que estreou dia 5 de outubro de 2015 na TV Tokyo. Atualmente com 2 temporadas, o anime é a adaptação da webcomic do autor cujo pseudônimo é apenas One.

One Punch Man.

One iniciou as postagens de One Punch Man em 2009. Crescendo em popularidade e alcançando mais de 7,8 milhões de acessos em 2012, o autor foi contactado por Yusuke Murata para uma possível adaptação. O resto é história. One Punch Man ganhou o mundo.

O 15º volume do mangá no Japão, por exemplo, alcançou uma tiragem de 14 milhões de cópias, uma nova marca na história da publicação. Um grande sucesso.

O anime, dirigido por Shingo Natsume, acompanha a história de Saitama, um cara desmotivado que é “herói por diversão” nas horas vagas.

Com seu uniforme brega e sua careca reluzente, o herói usa sua força sobre-humana para lutar contra o crime quando tem a oportunidade.

Anpanman, criação de Takashi Yanase. inspiração para o uniforme de Saitama.

Três anos antes, descobrimos que Saitama era um cara normal que estava à procura de emprego quando acaba esbarrando com um monstro chamado Crablante. O monstro, meio humano, meio caranguejo, estava à procura de uma criança de queixo grande que havia desenhado mamilos em seu peito. Sim, é isso mesmo que você leu. One Punch Man é um anime muito bem humorado.

Saitama acaba derrotando o monstro para salvar o garoto. Depois deste episódio, ele passa por um programa de treinamento tão rígido que, como resultado, o deixa careca e com força super-humana.

A força que Saitama adquiriu se tornou tamanha que ele começou a derrotar seus inimigos com apenas 1 soco, daí o nome da obra. Esse poder, porém, cria um aspecto negativo na vida do herói, que passa a sentir menos prazer nas coisas do dia-a-dia. Saitama agora é um cara entediado e nada empolgado, mas com bom coração.

O herói conhece o ciborgue Genos ao salvá-lo de se autodestruir para tentar derrotar Mosquito Girl. Após isso, Genos pede para que Saitama o aceite como discípulo, pois procura se aprimorar para conseguir sua vingança contra um ciborgue que matou seus familiares.

Depois de ser confundido como um membro da gangue de arruaceiros Paradisers, Saitama percebe que ninguém sabe quem ele é, e, principalmente, quais foram seus feitos pelo bem da sociedade. Assim, Saitama e Genos se inscrevem na Hero Association, onde poderão enfrentar monstros e bandidos de forma profissional, além de receber por isso.

A partir daí, muitas situações engraçadas e inusitadas acontecem com a dupla na luta contra ao crime, situações essas repletas de ação e temperadas com um humor levemente sarcástico e blasé.

O surgimento de uma ameaça espacial com grande poder destrutivo marcará o desafio final da primeira temporada. Nela, Saitama e os heróis de rank S da associação terão que provar seu valor e colocar suas reputações à prova.

Sem grandes spoilers, preciso destacar as sequencias de luta dos 2 últimos episódios, que são espetaculares, repletas do bom e velho “massaveismo”, no bom sentido.

Obrigo-me, no entanto, a fazer uma observação sobre a dublagem. A versão japonesa (original), não funcionou muito bem, transmitindo pouca ou nenhuma emoção. Já a dublagem americana acertou em cheio, imprimindo muita personalidade aos personagens. Em seguida destaca-se a versão brasileira, com traduções engraçadíssimas.

Quer assistir algo leve, curto, engraçado e repleto de ação? One Punch Man é a sua pedida.

Vocabulário
Anime ou animê (como é dito no Brasil) é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão. No entanto, de acordo com o conceito japonês dos animes, este termo é utilizado para classificar todos os tipos de animações, ou seja, independente da sua origem (nacional ou estrangeira). A origem da palavra anime é incerta. Alguns pesquisadores consideram que seja uma abreviação do inglês animation (“animação”), enquanto outros defendem que possa ter surgido a partir do francês animée (“animado”). O anime é confundido erroneamente como um gênero de animação, quando na verdade é apenas um meio, já que pode apresentar inúmeros tipos diferentes, como infantil, terror, romance, comédia, aventura, erótico, ficção científica, etc.
Shonen (Shōnen ou Shounen) é uma das muitas faixas demográficas de mangás existentes no japão. São quadrinhos comercializados para o público adolescente, especificamente o masculino. O seu equivalente feminino é chamado Shojo (Shōjo ou Soujo). As graphic novels e mangás são destinados a jovens de 12 a 18 anos. Os caracteres em kanji significam “quadrinhos para garotos” ou “quadrinhos para jovens”. O mangá shonen foi a faixa demográfica que mais se popularizou no Brasil e engloba produtos como Cavaleiros do Zodíaco, YuYu Hakusho, Naruto e One Piece.
São histórias em quadrinhos cuja publicação é veiculada exclusivamente pela Internet.
Galeria de imagens
Notícias
Críticas
29/07/2024