Crítica: Hi Score Girl

Anime baseado em obra de Rensuke Oshikiri utiliza o auge da era dos jogos de fliperama para criar uma singela história de amor e amadurecimento

5/5
Oz
Data de publicação.
15/07/2023
5 min
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Opinião
Contém Spoiler

Hi Score Girl é um anime baseado na série de mangá homônima escrita e ilustrada por Rensuke Oshikiri, publicada pela Square Enix e serializada na Monthly Big Gangan, de 25 de outubro de 2010 a 25 de setembro de 2018 com um total de 34 capítulos e 10 volumes.

Animado pela Shogakukan Music & Digital Entertainment e produzido pelo estúdio J. C. Staff, o anime está disponível para streaming na Netflix com 2 temporadas e 24 episódios no total.

Hi Score Girl é ambientado no Japão dos anos 90, durante o auge da era dos jogos de fliperama. A história gira em torno de Haruo Yaguchi, um estudante do ensino fundamental que é obcecado por videogames e passa a maior parte do tempo em fliperamas. Sua vida muda quando ele conhece Akira Ono, uma colega de classe rica e misteriosa que compartilha do mesmo amor pelos jogos de fliperama.

Apesar das diferenças sociais e da personalidade reservada de Akira, os dois personagens desenvolvem uma amizade estranha que começa com uma rivalidade e aos poucos vai se transformando em algo maior.

Akira é uma jovem que sofre uma grande pressão familiar para assumir as responsabilidades recusadas por sua irmã mais velha, Makoto Ono, que não admite ter cada aspecto de sua vida controlado pela vontade dos pais. Por conta disso, Akira passa os dias imersa em atividades extra curriculares ministradas pela cruel tutora Moemi Goda. Matemática, artes, arranjos, inglês, piano, natação, balé, equitação, MMA, naginata, cerimônia de chá e caligrafia são apenas algumas delas. Os jogos de fliperama uma válvula de escape para sua vida claustrofóbica e estressante.

Apesar de não proferir uma palavra sequer em toda a animação, Akira ganha o coração do público com pouco tempo de tela graças a sua personalidade ora forte, ora doce.

Haruo é um personagem que não se destaca na escola, sendo considerado um jovem sem futuro pelos colegas. É apenas no mundo dos jogos que ele encontra um forma de ser especial, por isso sua obsessão pelos fliperamas e pelos jogos eletrônicos. Somente quando começa a interagir com Akira é que seu personagem ganha peso dramático e, consequentemente, carisma.

Além dos protagonistas, Hi Score Girl possui personagens coadjuvantes divertidíssimos, como Namie Yaguchi (a mãe de Haruo), Jiiya (o motorista de Akira viciado em Pachinko), Makoto Ono (a irmã de Akira), Chihiro Onizuka (a amiga precoce de Haruo) e Genta Doi (o amigo deslumbrado de Haruo).

A história de Haruo e Akira é entremeada pela evolução dos consoles e dos jogos de fliperama, tornando-se extremamente nostálgica para aqueles que, como eu, passaram sua infância em fliperamas e lan-houses. Street Fighter, Final Fight, The King of Fighters, Mortal Kombat, Tekken e Golden Axe são apenas alguns dos jogos populares nos anos 90 que também aparecem em Hi Score Girl.

Um aspecto interessante que a produção aborda sobre os jogos são os famosos macetes usados pelos jogadores para obter algum resultado fora do comum, como por exemplo a sequência de botões usada para escolher o personagem Akuma em Super Street Fighter II Turbo ou a alquimização dos loots em Final Fight.

A técnica de animação utilizada em Hi Score Girl é o 3DCG ao invés do 2D convencional, recurso amplamente difundido na indústria que é utilizado com parcimônia em animes como Kuroko No Basket e Naruto, por exemplo.

Outro diferencial de Hi Score Girl é a utilização de imagens dos próprios jogos e sprites pixelizados dos personagens como recursos visuais adicionais que interagem com os personagens.

É preciso destacar também a trilha sonora do anime, que é espetacular. A começar pela música de abertura, New Stranger de Sora Tob Sakana, energética e juvenil. After School Distraction, de Yakushimaru Etsuko – tocada ao final de cada episódio – exala delicadeza, tornando-se parte indissociável da identidade de Hi Score Girl, além de criar o clima perfeito para eventuais cliffhagers.

No decorrer da trama, Haruo e Akira passam por diversos encontros e desencontros, mas eventualmente acabam reunidos por sua paixão pelos jogos.

Em um desses desencontros, somos apresentados a Koharu Hidaka, uma jovem colega de Haruo que acaba se apaixonando por ele e também pelo mundo dos jogos eletrônicos.

Apesar de seus amigos já estarem entrando na fase de descobertas amorosas e sexual, Haruo tenta focar toda sua atenção no mundo dos videogames, ignorando tanto as investidas de Koharu quando seus próprios sentimentos.

De forma gradual, Haruo é forçado a encarar seus próprios sentimentos e vontades, reconhecendo seu amor por Akira.

Quase como em um videogame, a história de Haruo e Akira é estruturada em fases, sendo o reconhecimento de seus sentimentos e o comprometimento dele diante de uma grande provação uma das mais importantes.

Infelizmente, o anime termina de forma semi conclusiva, deixando um gancho para uma possível terceira temporada, porém, devido à falta de material original produzido por Rensuke Oshikiri, é muito pouco provável que a produção ganhe uma 3ª temporada.

Apesar disso, o autor iniciou em 2019 a produção de um spin-off chamado Hi-Score Girl DASH, focado em Koharu Hidaka.

Recentemente, o capítulo 33 de Hi-Score Girl DASH surpreendentemente fez uma ligação com a trama do mangá original, com o encontro de Koharu com a mãe de Akira Ono em um fliperama, o que pode indicar uma possível continuidade da história de Haruo e Akira.

Independentemente disso, o anime termina de uma forma emocionante, com os dois protagonistas entendendo a profundidade de seus sentimentos e com a promessa de que lutarão para ficarem juntos.

Apesar do acerto da série em escolher o boom dos jogos de fliperama como pano de fundo, Hi Score Girl encontra sua força no retrato delicado e divertido da transição entre a infância e a adolescência, através de uma jornada de amadurecimento que passa invariavelmente pela descoberta do amor e pela superação das dificuldades da vida.

Vocabulário
O CG usado em jogos é apelidado simplesmente de 3D, ou de “Real Time 3D Engine” e permite toda a interatividade necessária a um jogo, já no caso do 3D/CG são imagens pré-calculadas, ou “render”, e são completamente fechadas em um formato de vídeo. Um 3DCG utiliza o NPR (nonphotorealistic rendering), que na maioria das vezes é usado com uma técnica que se intitula Cel Shading, um processo pelo qual uma imagem gerada por computador, anula as sombras realistas, por exemplo, para criar apenas nuances de cor, sombra e contorno de silhueta semelhantes à animação tradicional japonesa.
Anime ou animê (como é dito no Brasil) é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão. No entanto, de acordo com o conceito japonês dos animes, este termo é utilizado para classificar todos os tipos de animações, ou seja, independente da sua origem (nacional ou estrangeira). A origem da palavra anime é incerta. Alguns pesquisadores consideram que seja uma abreviação do inglês animation (“animação”), enquanto outros defendem que possa ter surgido a partir do francês animée (“animado”). O anime é confundido erroneamente como um gênero de animação, quando na verdade é apenas um meio, já que pode apresentar inúmeros tipos diferentes, como infantil, terror, romance, comédia, aventura, erótico, ficção científica, etc.
O cliffhanger é um recurso narrativo que consiste em deixar o leitor em suspense até o próximo episódio, capítulo, livro, página ou segmento de uma obra, por meio de um corte abrupto na narrativa em um momento importante da trama.
É todo material encontrado em um jogo e que pode ser recolhido pelo jogador e utilizado de várias formas, como por exemplo armas, alimentos, kit médico, peças em geral que possam ser utilizadas para criar equipamentos ou realizar melhorias.
História em quadrinhos japonesa.
Refere-se a algo que foi derivado de outra coisa anterior àquela. Na mídia o termo é utilizado para indicar uma franquia criada a partir de uma outra, geralmente de grande sucesso, ou ainda, títulos da mesma franquia, mas com histórias ou até personagens diferentes, tendo relação parcial ou nula um com o outro. Better Call Saul é um Spin-Off de Breaking Bad. Outro exemplo de Spin-Off é House of The Dragon, série derivada de Game of Thrones.
Um sprite é uma imagem de um personagem ou um objeto dentro dos jogos 2D. Para criar o efeito de movimento, são necessários vários sprites diferentes com pequenas variações. Um exemplo da utilização dos sprites é os movimentos dos personagens no icônico jogo Street Fighter II.
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03/01/2024