O livro O Que Sobra (Spare) do Príncipe Harry está dando o que falar.
Lançado no Brasil pela Editora Objetiva com 683 páginas e nos Estados Unidos pela Editora Random House com 409 páginas, o livro já quebrou recordes de vendas e ainda de cara já andou supostamente irritando o príncipe William e Kate Middleton, conferindo à obra mais atratividade para aqueles que adoram saber os detalhes sórdidos da vida da família real inglesa.
Harry, porém, em entrevista ao The Telegraph, deixa claro que deixou de lado alguns detalhes sobre seu irmão, o príncipe William, e seu pai, o rei Charles, pois acredita que eles não o perdoariam, além, é claro, de aumentar consideravelmente o número de páginas.
Harry revela que o primeiro rascunho do livro atingiu impressionantes 800 páginas antes de ser reduzido para 409 páginas. “Poderiam ter sido dois livros, por assim dizer”, disse ele. “E o mais difícil foi ter que tirar coisas.”
O único que sabe exatamente do que Harry está falando é seu ghostwriter, J.R. Moehringer, que recebeu materiais destinados a oferecer algum contexto porém que de maneira nenhuma seriam publicados.
“Porque na escala de coisas que eu poderia incluir para os membros da família, haviam certas coisas que – olha, eu seria destruído por qualquer coisa que eu incluísse sobre qualquer um dos membros da minha família”, disse ele. “Eu sabia no que estava me metendo. Mas é impossível contar minha história sem mencioná-los, porque eles desempenham um papel crucial nela. E também porque você precisa entender os personagens e personalidades de todos dentro do livro.”