A nova edição de “Barbie e o Império da Mattel” de Robin Gerber, aborda a história da criação da boneca mais famosa do mundo, a Barbie, além da trajetória de sua criadora, Ruth Handler. Publicado no Brasil pela Harper Collins, o produto conta com 272 páginas.
A biografia, aparece em um momento oportuno, a expectativa para o lançamento do filme Barbie, dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, Ryan Gosling, Helen Mirren e Will Ferrell.
Tudo começou quando Handler observou sua filha de 10 anos brincar com suas amigas com bonecas de papel. Ao perceber que as crianças criavam um mundo de faz de contas em volta das bonecas, Handler decidiu criar uma boneca de verdade que pudesse se tornar o condutor de toda essa criatividade. Dessa forma, em 1959, nascia a boneca Barbie.
Apesar do sucesso obtido com sua boneca, houveram muitos percalços no caminho de Handler. Gerber também detalha em seu livro momentos espinhosos como a descoberta de um câncer, uma mastectomia e a morte de um filho portador de HIV.
Ruth Handler faleceu em 2002 aos 85 anos, mas sua história e seu legado continuam marcando positivamente a vida de milhões de crianças pelo mundo.