A 21ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, será realizada entre os dias 22 e 26 de novembro de 2023, conforme divulgado pelo perfil oficial do evento.
A 21ª edição será a segunda festa presencial realizada após duas edições virtuais. Mauro Munhoz, diretor artístico da Festa, comentou sobre os desafios de retomar o espaço deixado vago após 2 anos de pandemia da Covid-19:
“Sabemos que existe uma expectativa de que a Festa retorne a ocupar as férias de inverno, época que era tida como baixa temporada pelos moradores de Paraty, razão pela qual fixamos esse período desde a nossa primeira experiência. Com a normalização das regras para o fomento cultural e outras políticas públicas para o setor, temos a perspectiva de retomar um plano plurianual para trabalhar nas edições subsequentes e atender a essa demanda”
Este ano, através do programa Flip-se Hospitalidade, que foi projetado para fortalecer a rede de parcerias na cidade, 23 pousadas (situadas nas regiões do Caborê, Centro, Centro Histórico, Patitiba e Pontal) estarão oferecendo aos hóspedes a experiência Flip, para além dos 5 dias de festa.
A 21ª edição da festa homenageará a autora Pagu, conhecida por seu romance Parque Industrial, de 1933 (com o pseudônimo de Mara Lobo) e A Famosa Revista, de 1945 em colaboração com Geraldo Ferraz. Além disso, Pagu lançou diversos contos policiais, reunidos posteriormente no volume Safra Macabra (com pseudônimo King Shelter).
Laura Wittner, autora, tradutora, poeta, crítica e professora argentina já tem sua presença confirmada no evento. Wittner é autora do livro de poemas Tradução da estrada, publicado no Brasil pelo Círculo de Poemas e lançará em novembro seu livro-ensaio sobre tradução, Se vive e se traduz, pela Bazar do Tempo.
A 21ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty terá curadoria de Fernanda Bastos, jornalista gaúcha e editora de livros, e Milena Britto, professora da UFBA.
Confira o site oficial do evento para maiores informações.