Tipos de romance dentro da literatura

Romance é um gênero muito amplo e com uma gama enorme de subgêneros.

Brenda Brauner
Data de publicação.
20/03/2023
3 min
Este conteúdo é isento de opinião.
Informe

Romance é uma narrativa literária que se popularizou no ocidente durante o século XIX.

Antes de serem vendidos e editados em forma de livro, tal como os conhecemos agora, os romances eram publicados como folhetins: um capítulo por vez, em espaços dedicados a eles nos jornais.

Além do romance puramente romântico, com as famosas cenas clichê e temas de amor e encontro, há outros subgêneros que mostram outras formas de amar.

Romance histórico ou romance de época

É aquele em que as ações são ambientadas em um dado período ou evento histórico. Pode ser Idade Média, II Guerra Mundial, 11 de Setembro, Guerra do Vietnã, Revolução Industrial, etc. Exemplo de romance histórico: O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte.

Romance regional

São as narrativas que têm o componente do espaço intensamente caracterizado. Geralmente, trata-se de um espaço rural, ou distante dos grandes centros urbanos, cujos costumes e cultura são representados em primeiro plano. Exemplo de romance regional: O Ermitão de Muquém de Bernardo Guimarães.

Romance de formação

É a história de crescimento e amadurecimento do protagonista, o aprendizado dele ao longo do caminho e seu desenvolvimento moral, físico e psicológico. Exemplo de romance de formação: A montanha mágica de Thomas Mann.

Romance de ação ou romances policiais

Tem uma trama complexa e a história é centrada nos desdobramentos das ações do protagonista. Os acontecimentos frequentemente são repletos de surpresas e reviravoltas. Exemplo de romance de ação: Assassinato no Expresso do Oriente de Agatha Christie.

Romance picaresco

Pícaro é um anti-herói, um personagem que é inicialmente ingênuo e que aprende a malandragem a partir do contexto social em que se encontra. A narrativa se constrói a partir de vários episódios vivenciados pelo protagonista, com a característica de possuir um tom bem-humorado. Exemplo de romance picaresco: Lazareto de Tormes.

Romance autor reflexivo

Caracteriza-se por inserir no texto colocações que dizem respeito ao próprio ato de escrevê-lo. Há uma presença ativa do leitor na construção textual e uma exposição das estruturas que compõem a narrativa. Exemplo de romance reflexivo: Céu sem estrelas de Iris Figueiredo.

Romance psicológico

Possui um narrador externo e onisciente, a história se desenvolve a partir do olhar e da interioridade de uma (ou mais) personagens. Focado em suas motivações mais íntimas. Exemplo de romance psicológico: A pequena livraria dos sonhos: Onde os finais são sempre felizes de Jenny Colgan.

Romance biográfico

O romance biográfico traz personagens verídicos em situações reais e se desenvolve por meio de diálogos e personagens em uma narrativa não biográfica. Exemplo de romance biográfico: A Única Mulher de Marie Benedict.

Romance epistolar

Ficção constituída por meio de bilhetes, troca de cartas, e-mails, mensagens de texto, etc. Sua narrativa se desenvolve através destes recursos. Exemplo de romance epistolar: Querida Kitty de Anne Frank.

Comédia romântica

Este gênero normalmente conta com personagens gente como a gente, cheios de defeitos, sempre enrolados em alguma situação muito doida, que nos arranca risadas além de suspiros. Cenas clichês fazem parte dos enredos das comédias românticas. Exemplo de comédia romântica: A Biblioteca da Meia-Noite de Matt Haig.

Suspense romântico

Tramas cheias de ação e reviravoltas, personagens corajosos, investigações, armadilhas, e um romance de tirar o folego. Exemplo de suspense romântico: Verity de Colleen Hoover.

Romance fantástico

Magia, criaturas fantásticas, florestas encantadas, reinos distantes, clima sombrio, mocinhos e vilões com grandes pitadas de cenas românticas. Exemplo de romance fantástico: A Rainha Vermelha de Victoria Aveyard.

Romances YA/NA

YA – Young Adult (Jovem Adulto) romance destinado a um público com faixa etária entre 14 e 21 anos. NA – New Adult (Novo Adulto) romance destinado a um público com faixa etária entre 19 a 25 anos.

São normalmente apresentados com bastante drama, promovendo os dilemas da juventude. Os YA com temas mais relacionados a adolescência, muitas vezes tendo a escola como cenário. Já os NA com personagens universitários e, em sua grande maioria, com cenas hot. Exemplo de romance YA/ NA: A Culpa é das Estrelas de John Green e Teto para Dois de Beth O’leary.

Romance dark

São romances com uma pegada mais amor e ódio, morde e assopra. Muitas vezes, possuem temas controversos, com personagens quebrados, problemáticos e com passado triste e sombrio, imbuídos de uma carga emocional muito forte. A promessa de redenção costuma atrair muitos leitores e ser a chave do romance dark. Exemplo de romance dark: Corrupt (Saga Devil’s Night)  de Penelope Douglas.

Romance LGBT

Um gênero muito importante, que está se popularizando. Personagens em relações homoafetivas, bissexuais, pessoas trans, etc. Exemplo de romance LGBT: Vermelho, Branco e Sangue Azul de Casey McQuiston.

Romance Erótico

O romance erótico possui como objetivo principal atiçar a libido dos leitores com cenas de sexo muito detalhadas e constantes, com personagens que se propõem a liberar fantasias sexuais, colocando o sexo como prioridade. Exemplo de romance erótico: Toda Sua de Sylvia Day.

Vocabulário
Descrição de uma cena de sexo ou caricias intimas, dentro de um livro.
Notícias
Críticas
20/03/2023