Crítica: O Lado Feio do Amor

Com escrita fluida e agradável, obra de Colleen Hoover falha ao não construir laços afetivos entre seus protagonistas

2/5
Brenda Brauner
Data de publicação.
30/01/2023
2 min
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Opinião
Contém Spoiler

O Lado Feio do Amor (Ugly Love), escrito por Colleen Hoover, é um romance new adult com 365 páginas publicano no Brasil pela Editora Galera cuja primeira edição foi lançada em 2015.

Colleen Hoover.

Antes de continuar: Spoiler Alert! Se você ainda está aqui, então isso não será um problema, certo?

Confesso que li o livro porque gosto muito do tipo de escrita da autora Colleen Hoover, muito fluida e com um equilíbrio perfeito entre narração e diálogos. Estava com insônia e resolvi dar uma chance à obra, mesmo sem recomendação ou conhecimento da sinopse.

O Lado Feio Do Amor conta a história do casal Tate e Miles. Tate muda de cidade para fazer mestrado em enfermagem e vai morar no apartamento de seu irmão provisoriamente.

O irmão, que é piloto de avião, mora em um prédio da companhia aérea, e é ai que entra Miles Archer, também piloto de avião, vizinho e melhor amigo de Corbin (irmão da Tate).

Eles têm um primeiro contato meio estranho, porém rola uma atração física incontrolável. Miles impõe duas regras: sem perguntas sobre o passado e sem esperanças para o futuro, apenas sexo casual. Ela aceita.

No decorrer da história, recebemos a informação de que a Tate e o irmão possuem um ótimo relacionamento, se dão bem e são próximos, porém, nada disso é mostrado na obra de Hoover. Seu relacionamento não é construído, e, mais do que isso, quase não há interação entre eles. Onde está o Show, Don’t Tell?

O relacionamento de Tate e Miles foi igualmente negligenciado. Colocando de lado a atração física, a dupla de protagonista possui pouquíssimos momentos de carinho e dialogo e quase nenhuma interação que não seja sexual.

O único relacionamento que ela tem que possui algum diálogo e gestos de carinho são com o porteiro do prédio, um personagem secundário que acaba sendo o ponto alto da história devido o seu carisma.

Quando Tate se muda de residência, o que ela e Miles tinham acaba. Miles possui um trauma do passado que o assombra, fazendo com que ele se culpe e não se sinta no direito de ser feliz.

Enquanto ele não sente falta dela e não vai atrás de se resolver com o passado, eles ficam separados. Com um estalar de dedos, Miles resolve que sente falta de Tate e por isso a ama e vai tentar resolver suas pendencias do passado para poderem ficar juntos.

O relacionamento deles teve zero conexão afetiva para que ambos se apaixonassem, quem dirá amar. Não há envolvimento suficiente para explicar o nascimento e o florescimento do amor na vida dos personagens.

“Se algum outro homem me tratasse daquela maneira, eu acabaria tudo na hora. Não aturo certas coisas que já muitas amigas aturaram. No entanto, percebo que não paro de criar desculpas para ele, como se algo realmente fosse capaz de justificar o que fez na semana passada“, cita a própria personagem.

Faltou nitidamente o Build Up de ambos os relacionamentos, uma falta gravíssima visto que o livro possui 365 páginas e bastante espaço para esse desenvolvimento.

O livro é bem escrito, é fluido, como todos da Colleen Hoover. Possui duas narrativas, do ponto de vista de Tate e de Miles, porém peca ao não desenvolver laços significantes, tornando a conclusão pouco crível e anticlimática. Não convence.

Fiquei um pouco decepcionada admito, esperava mais. Porém, para quem gosta de livros com a mocinha e o cara problemático que não sabe amar (e com uma pitada de cenas quentes), pode ser uma boa leitura.

Vocabulário
New Adult ou Novo Adulto em português, também chamado ficção para jovens adultos, é um gênero literário em desenvolvimento, com protagonistas na faixa etária de 18 a 30 anos. A ficção New Adult tende a se concentrar em questões como sair de casa, desenvolver a sexualidade e negociações sobre opções de educação e carreira. O gênero ganhou popularidade nos últimos anos, por meio de livros de autores best-seller como Jennifer L. Armentrout, Cora Carmack, Anna Todd, Colleen Hoover e Jamie McGuire.
“Show, don´t tell”, em português significa “mostre, não fale”. Essa é uma técnica usada por escritores que permite ao público experimentar os acontecimentos da história através de ações, palavras, subtexto, pensamentos, sentidos e sentimentos em detrimento de exposições, diálogos ou narração. Isso significa assistir a um personagem fazendo algo e entender o que isso diz sobre ele e como ele se sente, ao invés de ter um personagem ou narração dizendo a mesma coisa.
Spoiler em inglês, tradução espoliador, se referem ao termo espólio ou espoliação, termo oriundo do meio jurídico que se refere ao ato de privar alguém de algo que lhe pertence ou a que tem direito por meio de fraude ou violência; esbulho. Espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, dilapidando ou depredando algo). Na utilização popular passou a se referir usualmente como um termo que se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações e animes, conteúdo televisivo, livros e videogames em que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.
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20/03/2023