Chrononauts é uma história de ficção científica produzida em 4 volumes de banda desenhada pela Image Comics e desenvolvida por Mark Millar (Kick-Ass, Wanted) e Sean Gordon Murphy.
Na hq acompanhamos o Dr. Corbin Quinn, responsável pela criação de uma máquina do tempo e Dr. Danny Reilly, responsável por miniaturizá-la e transformá-la nas vestimentas conhecidas por crono-trajes. Após uma curta demostração televisionada do funcionamento da máquina, os dois protagonistas irão realizar uma missão tripulada (também televisionada) ao passado. A premissa para por aí.
Após isso o que presenciamos é uma sucessão de eventos bem humorados e descontrolados criados especificamente para produzir grandes cenas visualmente interessantes com uma pitada de “Sucker Punch” (filme de 2011 dirigido por Zack Snyder) e perseguições no estilo “Jumper” (filme de 2008 estrelado por Hayden Christensen).
Com motivações fracas e fortemente questionáveis, o roteiro se revela pobre e a dupla de criadores aposta mais no conceito e no potencial cinematográfico do que na consistência, o que diminui a qualidade do projeto e deixa “no ar” uma sensação de que a obra é um pitch mirando diretamente as grandes empresas de cinema de Hollywood. Aliás, uma especialidade de Mark Millar, responsável pela criação de outras obras adaptadas para o cinema como Wanted e Kick-Ass.
A este propósito podemos debitar os personagens Mannix e o pai de Corbin Quinn, que são fisicamente idênticos ao ator Tommy Lee Jones (MIB) e ao também ator Kurt Russell (Tango & Cash) respectivamente.
Isso já havia acontecido com a série Marvel Ultimate na qual o personagem Nick Fury havia sido retratado exatamente como Samuel L. Jackson. Este pitch posteriormente revelou-se bem sucedido na fase cinematográfica da Marvel, onde o ator foi enfim escalado para viver o personagem.
Erros crassos de continuidade circundam o quadrinho de Millar, fazendo com que o final perca credibilidade.
Em suma, Chrononauts possui uma idéia interessante, é bem desenhada mas sua história é horrivelmente mal desenvolvida.