Microsoft finaliza compra da Activision Blizzard

O mega acordo de 69 bilhões de dólares poderá fortalecer a posição da Microsoft na indústria de games

Redação
Data de publicação.
13/10/2023
3 min
Este conteúdo é isento de opinião.
Informe

A Microsoft anunciou hoje, sexta-feira (13) que fechou a compra da gigante de videogames Activision Blizzard por US$ 69 bilhões, superando obstáculos regulatórios e burocráticos de quase 2 anos. 

Um vídeo no canal do Xbox no Youtube anuncia a compra de uma forma emocionante, ao som de Oh, What a Beautiful Mornin, cantada por Gordon MacRae (Resgate de Honra) no filme Oklahoma!, de 1955, confira:

A aquisição foi concluída após o último obstáculo ter sido resolvido com o órgão CMA (Autoridade de Competição e Mercados) do Reino Unido, que deu um parecer positivo para a compra.

Com a compra, a Microsoft, dona da marca Xbox, agora detém os direitos de franquias como Call of DutyWorld of WarcraftOverwatch 2, Diablo 4StarCraft 2Guitar Hero, Spyro the Dragon, Crash BandicootPitfall!Candy Crush Saga e várias outras. Além disso, aquisição da Activision Blizzard traz com ela todos os estúdios da empresa, como Infinity WardRaven Software, Sledgehammer GamesTreyarchToys for Bob, Beenox, High Moon Studios e a divisão mobile da King.

Em uma postagem oficial no Xbox Wire, Phil Spencer, chefe do Xbox, comentou que a empresa irá trabalhar para trazer os jogos da Activision Blizzard para o Xbox Game Pass:

“Como um único time, vamos aprender, inovar e continuar a cumprir nossa promessa de levar a alegria e a comunidade dos jogos a mais pessoas. Faremos isso em uma cultura que se esforça para capacitar todos a fazerem seu melhor trabalho, onde todas as pessoas são bem-vindas e que se baseia em nosso compromisso contínuo de ‘Jogos para Todos’. (…) Como prometido, continuaremos a disponibilizar mais jogos em mais lugares – e isso começa agora, permitindo que os provedores de streaming na nuvem disponibilizam e os jogadores possam jogar, por streaming, games da Activision Blizzard na Região Econômica Europeia, um compromisso feito à Comissão Europeia. Hoje começamos o trabalho para trazer as queridas franquias da Activision, Blizzard e King para o Game Pass e outras plataformas.”

A negociação, no entanto, não foi fácil. A Microsoft teve que ceder os direitos de jogos na nuvem de títulos já existentes da Activision Blizzard para a Ubisoft permanentemente para receber a aprovação do CMA e também teve que ceder os direitos dos games na nuvem por 10 anos para rivais como GeForce Now para obter aprovação da Comissão Europeia. Além disso, a Microsoft precisou oferecer garantias, nos EUA e em outros países, de que não pretendia tornar séries como Call of Duty exclusivas, afirmando o compromisso de manter, por 10 anos, os lançamentos dos games da franquia nos consoles PS4 e PS5, da Sony, além do Nintendo Switch, da Nintendo.

“Seja você alguém que joga em Xbox, PlayStation, Nintendo, PC ou dispositivo móvel, saiba que você é bem-vindo aqui – e continuará sendo bem-vindo, mesmo que Xbox não seja onde você joga sua franquia favorita. Porque quando todos jogam, todos ganham”, complementou.

Leia a postagem na íntegra clicando aqui.

Notícias
Críticas
19/03/2023