A Microsoft anunciou hoje, sexta-feira (13) que fechou a compra da gigante de videogames Activision Blizzard por US$ 69 bilhões, superando obstáculos regulatórios e burocráticos de quase 2 anos.
Um vídeo no canal do Xbox no Youtube anuncia a compra de uma forma emocionante, ao som de Oh, What a Beautiful Mornin, cantada por Gordon MacRae (Resgate de Honra) no filme Oklahoma!, de 1955, confira:
A aquisição foi concluída após o último obstáculo ter sido resolvido com o órgão CMA (Autoridade de Competição e Mercados) do Reino Unido, que deu um parecer positivo para a compra.
Com a compra, a Microsoft, dona da marca Xbox, agora detém os direitos de franquias como Call of Duty, World of Warcraft, Overwatch 2, Diablo 4, StarCraft 2, Guitar Hero, Spyro the Dragon, Crash Bandicoot, Pitfall!, Candy Crush Saga e várias outras. Além disso, aquisição da Activision Blizzard traz com ela todos os estúdios da empresa, como Infinity Ward, Raven Software, Sledgehammer Games, Treyarch, Toys for Bob, Beenox, High Moon Studios e a divisão mobile da King.
Em uma postagem oficial no Xbox Wire, Phil Spencer, chefe do Xbox, comentou que a empresa irá trabalhar para trazer os jogos da Activision Blizzard para o Xbox Game Pass:
“Como um único time, vamos aprender, inovar e continuar a cumprir nossa promessa de levar a alegria e a comunidade dos jogos a mais pessoas. Faremos isso em uma cultura que se esforça para capacitar todos a fazerem seu melhor trabalho, onde todas as pessoas são bem-vindas e que se baseia em nosso compromisso contínuo de ‘Jogos para Todos’. (…) Como prometido, continuaremos a disponibilizar mais jogos em mais lugares – e isso começa agora, permitindo que os provedores de streaming na nuvem disponibilizam e os jogadores possam jogar, por streaming, games da Activision Blizzard na Região Econômica Europeia, um compromisso feito à Comissão Europeia. Hoje começamos o trabalho para trazer as queridas franquias da Activision, Blizzard e King para o Game Pass e outras plataformas.”
A negociação, no entanto, não foi fácil. A Microsoft teve que ceder os direitos de jogos na nuvem de títulos já existentes da Activision Blizzard para a Ubisoft permanentemente para receber a aprovação do CMA e também teve que ceder os direitos dos games na nuvem por 10 anos para rivais como GeForce Now para obter aprovação da Comissão Europeia. Além disso, a Microsoft precisou oferecer garantias, nos EUA e em outros países, de que não pretendia tornar séries como Call of Duty exclusivas, afirmando o compromisso de manter, por 10 anos, os lançamentos dos games da franquia nos consoles PS4 e PS5, da Sony, além do Nintendo Switch, da Nintendo.
“Seja você alguém que joga em Xbox, PlayStation, Nintendo, PC ou dispositivo móvel, saiba que você é bem-vindo aqui – e continuará sendo bem-vindo, mesmo que Xbox não seja onde você joga sua franquia favorita. Porque quando todos jogam, todos ganham”, complementou.
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