5 jogos para deficientes visuais

A acessibilidade é um fator cada vez mais levado em consideração pelas produtoras de jogos

Oz
Data de publicação.
24/01/2023
2 min
Este conteúdo é isento de opinião.
Informe

Muitos desenvolvedores de jogos, incluindo empresas criadoras de grandes franquias como a Naughty Dog, vem se preocupando cada vez mais em oferecer recursos de acessibilidade em seus produtos, visando tornar seus jogos mais acessíveis para cegos e deficientes visuais, por exemplo.

Entre estes recursos, destacam-se a adição de narração de menu, recursos visuais como alto contraste, uso de efeitos sonoros para ajudar na percepção espacial e detecção de bordas.

Esse crescente esforço dos desenvolvedores em direção à inclusão vem sendo visto com muita positividade pela indústria e principalmente pelos jogadores. Confira 5 jogos com recursos de acessibilidade para cegos e deficientes visuais:

The Last of Us Part 2

O aclamado jogo de sobrevivência Naughty Dog tem uma riqueza de recursos de acessibilidade para inúmeras deficiências, mas o trabalho feito para permitir que o jogo seja jogado por jogadores cegos e deficientes visuais foi elogiado em toda a indústria.

Os recursos de acessibilidade contam até com atualizações pós-lançamento para melhorar a experiência. O site Can I Play That avalia a experiência com uma nota 9,5 de 10.

O jogo oferece suporte para conversão de texto em fala, detecção de borda, modo de alto contraste, um sistema de áudio de ping para ajudar na navegação e outros recursos que tornam a experiência para jogadores com deficiência incrivelmente inclusiva.

The Last of Us: Parte 2 está disponível para PS4 e PS5.

Sequence Storm

Sequence Storm é um jogo independente e gratuito da Special Magic Games.

Nele, os jogadores assumem o controle de uma nave que corre através de uma pista que possui áreas que estão sincronizadas com a música do jogo.

Segundo o desenvolvedor, o jogo pode ser totalmente customizado para jogadores cegos e deficientes visuais. Entre os recursos temos a inclusão da narração do menu desde a primeira inicialização e uma opção de sinais sonoros que é o “modo acessível para cegos”. Além disso, o jogo narra as cenas estáticas, usa áudio para controles de ritmo e possui outros elementos de áudio para ajudar nas corridas.

Sequence Storm está disponível no PC.

Gears Tactics

Gears Tactics é um jogo de estratégia desenvolvido pela The Coalition e Splash Damage que se passa 12 anos antes do primeiro Gears of War.

O título inclui um recurso “Deixe o jogo ler para mim” que narra a maioria dos elementos do jogo, como menus, botões e elementos do HUD.

Gears Tactics está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X.

The Vale: Shadow of the Crown

Shadow of the Crown é um jogo desenvolvido pela Falling Squirrel inteiramente focado na experiência auditiva. Não há recursos visuais no título.

O jogo é totalmente narrado e se passa em um cenário de fantasia onde o jogador terá que se envolver em combates corpo a corpo enquanto explora o ambiente. A utilização de áudio 3D permite que o jogador possa determinar corretamente distâncias, podendo atacar e se defender eficientemente mesmo sem poder enxergar.

The Vale: Shadow of the Crown está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series S.

Sea of Thieves

Lançado em 2017, o jogo de aventura de piratas Sea of Thieves (desenvolvido pela Rare) ganhou algumas atualizações compromissadas com a acessibilidade.

Como resultado, foram incluídos recursos como narração de menu, bússola, entre outros.

Sea of Thieves está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X.

Vocabulário
HUD, do inglês, heads-up display, ou “tela de alerta”, é a sigla usada para representar os vários componentes informativos na tela de um jogo digital. Essas informações podem ser de vários tipos, como a vida do jogador, energia, dinheiro, pontos, inventário, munição, armas, mini-mapa, etc.
Notícias
Críticas
19/03/2023