Black é um jogo de tiro em primeira pessoa (first person shooter) lançado em 2006 para os consoles Playstation 2 e Xbox. O game foi desenvolvido pela Criterion Games e distribuido pela EA e, apesar de pouco conhecido da nova geração, obteve ótimas vendas e vários prêmios devido a sua excelente qualidade e realismo.
A história do jogo é apresentada ao jogador no inicio de cada fase através de cutscenes em live-action. Nelas, o sargento Jack Kellar (Martin Papazian) é questionado por um interrogador anônimo (Paul Pope) sobre uma missão realizada há 4 dias trás que envolvia um grupo denominado Seventh Wave, uma organização terrorista que também contrabandeava armas pesadas. O gameplay do jogo começa logo após as introduções em live-action, atuando como flashbacks do que Kellar acabou de relatar.
No jogo você pode andar, abaixar, andar abaixado, dar coronhada, recarregar armas, colocar silenciador, jogar granadas e mirar. Algumas armas ainda oferecem opção de single shot, burst fire (triple shot) e fully automatict.
Ao todo o game apresenta 8 fases: Veblensk City Street, Treneska Border Crossing, Naszran Town, Naszran Foundry, Tivliz Asylum, Vratska Dockyard, Graznei Bridge e Spetriniv Gulag (esta última dificílima). No decorrer do gameplay Kellar deve cumprir alguns objetivos pré estabelecidos tais como: Blackmail, Intel, Recon, Armament e Destruction.
Existe uma enorme variedade de armas disponibilizadas para uso do jogador:
Pistolas: DC3 Elite, Glock, Magnum.
Submetralhadoras: Mac10 Elite, Uzi, FN P90, MP5.
Metralhadoras: M249.
Rifles de assalto: AK 47, M16, G36C.
Rifles: Walther 2000.
Espingardas: Remington 870, SPAS 12.
Lançadores de granada: RPG-7 e M203.
Granadas: Mark 2 “Pineapple” hand grenade.
A dificuldade do jogo se deve em parte ao fato de que o personagem pode andar com apenas 2 armas, 3 kits médicos e 9 granadas, além da limitação de munição de cada arma. dessa forma, o jogador deve ir dosando suas ações de acordo com estas limitações, além de procurar itens pelo cenário ou deixados pelos inimigos mortos.
A inteligência artificial (AI) dos inimigos é muito boa: eles fazem rondas, recuam, se abaixam, flanqueiam e se escondem. Completa a dificuldade elevada do game o fato de que os inimigos sempre aparecem aos montes, e também ao fato de que alguns deles ainda possuem trajes mais resistentes ou mesmo escudos.
Um dos únicos pontos fracos do game, ao meu ver, está no salvamento. As fases são muito longas e cada uma tem alguns checkpoints, mas se você estiver quase no fim da fase e não puder terminá-la, não conseguirá salvar seu progresso. Quando for jogar novamente, irá para o começo da fase. É frustrante. Principalmente quando você sofre para eliminar várias ondas de inimigos ou para passar aquele “gargalo” complicadíssimo.
O gameplay é muito simples, resumindo-se em você andar para frente matando todos os inimigos que estiverem em seu caminho. Porém, quem pensa que por isso o jogo é ruim engana-se.
Black possui gráficos excelentes, ótimos efeitos sonoros, música, jogabilidade e uma dificuldade muito alta. Todos esses fatores fazem com que o jogo se torne um representante genuino do gênero FPS e um dos melhores games já criados para Playstation 2. Black não é nenhum Crysis mas vai reservar momentos de muita tensão e adrenalina.
Para quem gosta de um bom jogo de tiro com temática realista, Black com certeza irá garantir muitas horas de diversão.