A participação de Ke Huy Quan no filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once), lançado em 2022, rendeu ao ator o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no prêmio Globo de Ouro (https://www.goldenglobes.com/).
Para quem ainda não está associando o nome a pessoa, Quan interpretou o nerd Data no filme Os Goonies (The Goonies) de 1985 e também o personagem Short Round em Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom) de 1984. Indicado ao prêmio pela primeira vez, Quan se emocionou ao subir no palco e agradeceu o diretor Steven Spielberg, responsável por dar a ele sua primeira chance na indústria.
“Fui criado para nunca esquecer de onde vim e sempre lembrar quem me deu minha primeira oportunidade. Estou muito feliz em ver Steven Spielberg aqui esta noite”, disse Quan. “Quando comecei minha carreira como ator infantil em ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição’, me senti muito sortudo por ter sido escolhido. À medida que envelheci, comecei a me perguntar se era isso, se era apenas sorte. Por tantos anos, tive medo de não ter mais nada a oferecer. Não importa o que eu fizesse, nunca superaria o que conquistei quando criança. Felizmente, mais de 30 anos depois, dois caras pensaram em mim. Eles se lembraram daquele garoto e me deram a oportunidade de tentar novamente.
Quan continuou: “Tudo o que aconteceu desde então foi inacreditável. Dan Kwan, Daniel Scheinert (diretores do filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo), muito, muito obrigado por me ajudarem a encontrar a resposta. Vocês me deram mais do que eu jamais poderia ter esperado.”
Quan é o segundo ator de descendência asiática a vencer o Golden Globe, o primeiro foi Haing S. Ngor, também indicado a Melhor Ator Coadjuvante por sua participação no filme Os Gritos do Silêncio (The Killing Fields) de 1984.
Além deste prêmio, o ator já faturou prêmio do Gotham Awards (Outstanding Supporting Performance), da National Society of Film Critics (Best Supporting Actor), da Los Angeles Film Critics Association (Best Supporting Performance) e do New York Film Critics Circle (Best Supporting Actor).
Você poderá continuar acompanhando Quan em “The Electric State” e “Loki”.