Conheça a aranha batizada em homenagem a Harry Potter

Aranha parecida com Chapéu Seletor foi batizada de Eriovixia gryffindori por cientistas fãs de Harry Potter

Oz
Data de publicação.
20/01/2023
2 min
Este conteúdo é isento de opinião.
Informe

A descoberta aconteceu em um bosque sagrado no distrito de Shivamogga, no estado de Karnataka, no sudoeste da Índia, onde um “ponto de acesso à biodiversidade” foi preservado por gerações pelos aldeões e seus ancestrais.

Lá, os pesquisadores científicos Javed Ahmed e Rajashree Khalap, juntamente com o colega Sumukha J.N., encontraram o pequeno aracnídeo de 7 mm de comprimento que possuía uma semelhança assombrosa com o Chapéu Seletor dos filmes de Harry Potter.

Eriovixia gryffindori.

Ao batizar a aranha de Eriovixia gryffindori, Ahmed achou que o apelido inspirado em Harry Potter seria uma maneira maravilhosa de chamar a atenção para um grupo de organismos frequentemente negligenciado.

E. gryffindori é a sexta descoberta da equipe nos últimos dois anos, e eles esperam que seu “chapéu de Harry Potter” traga a atenção necessária para os invertebrados da região.

Chapéu Seletor.

Nos filmes, o Chapéu Seletor é colocado na cabeça de cada aluno do primeiro ano e escolhe a casa de Hogwats que o aluno irá fazer parte. As casas têm o nome dos quatro fundadores da escola e são conhecidas por certas características que as definem. Godric Gryffindor, um dos fundadores, foi o proprietário original do Chapéu Seletor.

Chapéu Seletor.

Fãs da saga criada por J. K. Rowling, os pesquisadores declararam seu amor a obra literária da escritora em um estudo sobre a aranha publicado no Indian Journal of Arachnology.

“Rowling, nós batizamos uma aranha em homenagem ao Chapéu Seletor dos filmes! : ) Conheça a Eriovixia gryffindori.”, postou Ahmed.

 “Estou realmente honrada! Parabéns por descobrirem outro #AnimalFantástico!”, respondeu Rowling.

“Quando li os livros pela primeira vez, não fazia ideia de que um dia acabaria nomeando uma espécie, em homenagem a um personagem tão interessante, divertido e caprichoso, e seria parabenizado pela própria Rowling”, disse Ahmed em entrevista ao Earth Touch News Network.

O artigo cientifico da descoberta pode ser lido aqui.

Notícias
Críticas
28/07/2024