Crítica: Conspiração Xangai

Uma homenagem ao estilo noir estrelada por John Cussack

2/5
Oz
Data de publicação.
11/01/2023
1 min
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Opinião
Contém Spoiler

Conspiração Xangai (Shanghai), filme de 2010 dirigido por Mikael Håfström (1408) e roteirizado por Hossein Amini (Branca de Neve e o Caçador) é um filme de investigação ao melhor estilo noir estrelado por John Cussack.

O filme de 105 minutos aborda a investigação do assassinato de Conner (Jeffrey Dean Morgan), melhor amigo de Paul Soames (Cussack), na cidade de Xangai, na China.

Às margens da II Guerra Mundial, a Alemanha já ocupara a maior parte dos países da Europa e o Japão ocupou as cidades mais importantes da China, exceto Xangai.

Soames é um espião dos EUA que precisa se esgueirar pelos círculos sociais da cidade (chineses, japoneses e alemães) disfarçado de repórter pró nazismo para iniciar suas investigações.

Franka Potente (Corra Lola, Corra), Li Gong (Miami Vice), Yun-Fat Chow (O Tigre e o Dragão), David Morse (À Espera de um Milagre) e Ken Watanabe (A Origem) fazem parte deste grande elenco.

Håfström é eficiente em ambientar Xangai na década de 40. Todos os props, cenários e figurinos do filme são fieis e verossímeis. A atmosfera escura e a utilização das sombras e iluminações pontuais no cenário ajudam a incrementar o tom de mistério da obra.

Para quem é fã do estilo, Conspiração Xangai tem tudo o que um filme noir pode oferecer: sombras dramáticas, cenários noturnos e sombrios, ângulos de câmera não convencionais, assassinato, investigação, ciúmes, traição, flashbacks, emboscadas, moral ambígua e relativa, locações exóticas, etc.

A narrativa lenta, típica de filmes investigativos pode cansar os menos aficionados pelo estilo e o roteiro de Amini cresce com o passar do filme, ampliando a tensão, mas tem um climax fraco e se perde ao se distanciar de sua premissa. Mesmo a reviravolta, que envolve um grande acontecimento da II Guerra Mundial, não convence justamente por não fazer parte da expectativa criada no decorrer do filme.

Conspiração Xangai é uma obra que homenageia o estilo noir, trazendo ao grande público uma história investigativa que possui um ritmo lento, um bom desenvolvimento mas um desfecho que não se conecta com o restante do filme.

Vocabulário
Film noir (pronuncia-se no-ar) é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático. O Film noir é derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos filmes noir foram adaptados de romances policiais do período), e do estilo visual dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros Films noirsapareceram no começo da década de 1940. Os “Noirs” foram historicamente filmados em preto-e-branco e eram caracterizados pelo alto contraste, com raízes na cinematografia característica do expressionismo alemão. O termo film noir (do francês, filme preto) foi atribuído pela primeira vez a um filme pelo crítico francês Nino Frank em 1946. O termo era desconhecido dos diretores e atores enquanto eles criavam os films noirs clássicos. A expressão foi definida posteriormente por historiadores do cinema e críticos. Muitos dos criadores de film noir revelaram mais tarde que não sabiam, naquela época, que haviam criado um tipo distinto de filme.
É um objeto usado em um palco ou cena por atores durante sua atuação. Em termos práticos, um prop é considerado qualquer objeto móvel ou portátil dentro de em um palco ou cenário.
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28/07/2024