Contactado pelo programa Find Your Roots da PBS, a estrela de True Blood (2008-2014) e Magic Mike (2012), Joe Manganiello, não poderia imaginar as revelações que sua genealogia poderia trazer à tona.
“Se eu tiver uma pequena lista dos maiores sucessos de todos os tempos, a ascendência paterna de Joe Manganiello está nessa lista”, disse o apresentador Henry Louis Gates à Rolling Stone. Manganiello e Gates apresentaram juntos em Los Angeles uma exibição especial da série.
Do lado materno, a bisavó de Manganiello, Terviz “Rose” Darakjian, sobreviveu ao genocídio armênio depois que seu marido e sete de seus oito filhos foram assassinados na frente dela em 1915. Rose escapou com o oitavo filho, um bebê, amarrado às costas, atravessou um rio para escapar das marchas da morte, mas seu bebê se afogou quando ela chegou ao outro lado. Ela morava em uma caverna antes de ser pega por oficiais alemães e levada para um acampamento, onde engravidou de um dos oficiais.
O nome deste oficial era Karl Wilhelm Beutinger, e ele já tinha uma esposa e três filhos na Alemanha, um dos quais cresceu e se tornou um oficial nazista da SS durante a Segunda Guerra Mundial.
“Você tem que enxergar o lado bom das coisas”, disse Manganiello.
Já no lado paterno, Manganiello descobriu que possui 7% de DNA africano subsaariano.
“Africano subsaariano significa basicamente que você é descendente da escravidão, no que diz respeito aos Estados Unidos, e eu não sabia o que significava até entrar no programa”, disse Manganiello.
Plato Turner, o quinto bisavô do ator, nasceu na África e foi levado aos Estados Unidos quando ainda era criança para ser escravizado. Mais tarde, se tornou um homem livre e se juntou ao Exército Continental durante a Guerra Revolucionária, lutando contra os britânicos. Há inclusive um monumento dedicado a ele em Plymouth, Massachusetts.
Os bisavós de Manganiello eram um casal inter-racial, William Henry Cuter, um homem negro, e Nellie Alton, uma mulher branca, que se casaram em 1887 em Rhode Island (o casamento inter-racial não seria legal em todo o país por mais 80 anos). Como resultado dessa união, os pais de Nellie, tataravós de Manganiello, a deserdaram.
“Sou descendente de sobreviventes”, disse Manganiello. “De repente, posso me ver claramente pela primeira vez.”, complementa. O episódio de Finding Your Roots de Joe Manganiello vai ao ar em 9 de fevereiro de 2023 na PBS.