Celebridades com deficiência auditiva – Parte 1

Cada vez mais surgem grandes estrelas no mundo do entretenimento com que convivem com a perda parcial ou total de audição

Oz
Data de publicação.
24/01/2023
2 min
Este conteúdo é isento de opinião.
Informe

Millicent Simmonds

Vencedora do Fangoria Chainsaw Awards (Melhor Performance Coadjuvante) e do Hollywood Critics Association (Melhor atriz), Millicent Simmonds ficou surda após uma overdose de medicamentos com apenas 12 meses de idade.

Simmonds frequentou a Escola de Surdos Jean Massieu e participou de seu clube de teatro. Lá aprendeu o ofício que a levaria a seu primeiro papel de destaque no filme Sem Fôlego (Wonderstruck, de 2017).

Sua participação em Um Lugar Silencioso (A Quiet Place, 2018) e sua sequência, Um Lugar Silencioso: Parte II (A Quiet Place Part II), filmes que contaram com Emily Blunt e John Krasinski no elenco, rendeu a atriz seus prêmios e a colocou sob o foco dos holofotes da indústria.

Marlee Matlin

Por seu papel no filme Filhos do Silêncio (Children of a Lesser God, de 1986), a atriz, autora e ativista Marlee Matlin levou para casa um Oscar de Melhor Atriz e um Globo de Ouro de Melhor Atriz em um filme dramático.

Ela é uma autora de sucesso e escreveu três livros com protagonistas surdos: ‘Deaf Child Crossing’, ‘Nobody’s Perfect’ e ‘Leading Ladies’. Matlin é também conhecida por seu papel no premiado filme No Ritmo do Coração (CODA). Ao longo de sua carreira, Matlin tem sido uma defensora dos direitos dos surdos e é membro da Associação Nacional de Surdos nos Estados Unidos.

Millie Bobby Brown

A atriz Millie Bobby Brown, conhecida por seu papel como Eleven na série Stranger Things (2016-2024) e também como protagonista dos filmes Enola Holmes (2020) e Enola Holmes 2 (2022), nasceu com perda auditiva, condição essa que se agravou com o tempo, deixando-a totalmente surda do ouvido direito.

Vencedora de vários prêmios da indústria cinematográfica, Brown foi destaque na lista Time 100 em maio de 2020, como uma das pessoas mais influentes do mundo e, até o momento, é a pessoa mais jovem a aparecer na lista. Em novembro de 2018, ela foi a pessoa mais jovem a ser nomeada Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF.

Jane Lynch

Conhecida por seu papel como Sue Sylvester na série de TV Glee, a atriz, dubladora, produtora e comediante Jane Lynch é completamente surda do ouvido direito.

Ela diz que sua surdez foi resultado de uma febre alta que a deixou com surdez nervosa quando ela era apenas um bebê. No entanto, Lynch não descobriu isso até os sete anos de idade, quando brincava com seu irmão e um rádio transistor.

Halle Berry

Como resultado de violência doméstica de um ex-parceiro abusivo, a vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo filme A Última Ceia (Monster’s Ball, de 2001), Halle Berry, não possui 80% da audição no ouvido direito.

Desde então, Berry se tornou uma defensora da redução da violência doméstica, falando abertamente sobre suas próprias experiências.

Rob Lowe

Devido a um vírus não diagnosticado enquanto ainda era bebê, a audição do ouvido direito do ator americano foi completamente perdida.

A estrela de Hollywood passou várias décadas no centro das atenções, ganhando destaque nos anos 80 com papéis em The Outsiders, The West Wing e Parks and Recreation.

William Shatner

O ator canadense William Shatner, conhecido como o eterno Capitão Kirk, começou a sofrer com Tinnitus (ou zumbido no ouvido) devido a um acidente pirotécnico durante as filmagens de um episódio da famosa série Star Trek.

O Tinnitus pode ser constante ou ir e vir, muitas vezes associado à perda auditiva. Depois desse incidente, Shatner começou a usar um pequeno dispositivo que gerava ruído branco (sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência) para distrair seu cérebro do zumbido constante causado pelo Tinnitus. Shatner tornou-se porta-voz da American Tinnitus Association.

Whoopi Goldberg

Vencedora de prêmios como Oscar, Globo de Ouro, Grammy, BAFTA, People’s Choice Awards e Emmy, Whoop Goldberg é uma atriz, cantora, comediante e dubladora de sucesso na indústria.

A perda auditiva de Goldberg se deu, segundo ela, como resultado de sua ida a muitos shows e eventos barulhentos em sua juventude. Hoje a atriz precisa utilizar aparelhos auditivos para compensar a perda de audição.

Kiefer Sutherland

Também perdendo a audição no set de fimagem, o ator britânico Kiefer Sutherland, conhecido por seu papel na série 24 horas, relatou que está praticamente surdo de um ouvido e meio surdo do outro. Tudo isso depois de anos interpretando vários papéis que envolvem tiros e explosões.

“Não posso usar protetor auricular porque muitas vezes existem diálogos depois, então é preciso ouvir o outro ator”, explicou. Hoje, Sutherland usa aparelhos auditivos no dia-a-dia.

Lou Ferrigno

Lou Ferrigno é ex-fisiculturista profissional, vencedor do Mr Universe duas vezes, em 1972 e 1973, sendo a pessoa mais jovem a ganhar este prêmio.

Ferrigno, no entanto, é mais conhecido pelos fãs da cultura pop por interpretar o papel do personagem Hulk no final dos anos 70 e início dos anos 80.

O ex-fisiculturista e ator perdeu 80% de sua audição logo após o nascimento devido a infecções de ouvido que não foram tratadas adequadamente. Ele usava aparelhos auditivos desde os cinco anos de idade e aprendeu sozinho a ler lábios.

Fonte:
Notícias